segunda-feira, 25 de maio de 2015

Inscrições para nosso primeiro encontro

Abaixo o formulário de inscrições para o nosso primeiro encontro, que se realizará nesta terça-feira, dia 26/05/2015 às 9h, no Câmpus Osório do IFRS.

INSCREVA-SE JÁ!!!

domingo, 24 de maio de 2015

Sobre este blog e o projeto de extensão

Este blog surge da proposta criada por um grupo de professoras do Instituto Federal do RS, Câmpus Osório-RS, de por em curso um Projeto de Extensão voltado à comunidade local em geral. Intitulado “LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER: PROTAGONISMO FEMININO COMO FORTALECIMENTO DA CIDADANIA”, este projeto surgiu de uma demanda interna de docentes e discentes por um espaço de debate e construção coletiva sobre temas relativos aos direitos das mulheres, desde uma perspectiva igualitária e cidadã. 

Por esta razão, juntas, decidimos realizar este projeto para construir, juntamente com a comunidade escolar, um espaço de debate sobre temas sugeridos que nos interessavam e que sentíamos a necessidade de problematizar, desde a ótica do protagonismo feminino como elemento fortalecedor dos direitos das mulheres. Assim, buscamos abordar questões envolvendo saúde e sexualidade, violência contra as mulheres e lei Maria da Penha, mulheres no mercado de trabalho, mulheres nos campos da ciência, da filosofia e do ensino, bem como seu protagonismo social através das pautas feministas.

Estas propostas serão construídas ao longo do projeto, conforme a demanda e as necessidades da comunidade local, surgidas ao longo dos encontros, e com a característica de serem construídas e debatidas, especialmente, com e para mulheres. Desta forma, buscamos criar e fortalecer os laços entre as mulheres, jovens e meninas da comunidade local, ao criar um espaço propício para a manifestação, discussão e a criação de pautas de debate, através das oficinas produzidas de forma colaborativa e coletiva entre ministrantes e
participantes, a fim de compartilhar os saberes acerca da cidadania e dos direitos humanos das mulheres. Com isso, buscamos promover não só um espaço de diálogo, mas também a capacitação e formação de multiplicadoras destes conhecimentos junto às suas comunidades de origem. Assim, a projeto visa sensibilizar as participantes para a importância da construção, da difusão e da troca de saberes entre mulheres como uma rede de empoderamento, amparo e fortalecimento contra violências e violações de seus direitos. 

São integrantes deste grupo as professoras:
Andréia Meinerz (Filosofia)
Carolina Trindade (Química)
Cátia Gemelli (Administração)
Janaina Bujes (Direito)
Maitê Gil (Letras)
Mariana Ost (Educação Física)

O Projeto tem como proposta a realização de cinco encontros, os quais serão certificados e válidos como atividades complementares para as pessoas que tiverem um total de 75% de frequência. As inscrições são gratuitas, mas limitadas em razão do espaço físico que dispomos para acomodar as pessoas participantes.  

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para quaisquer uma de nós, através dos nossos emails de contato. 

Duas menções importantes:
1. O título deste projeto faz alusão à frase recorrente em manifestações de mulheres pelo país e lembra também um site de gurias que escrevem lindamente (com as quais o projeto não tem ligação direta, além de admiração claro!) e que vale muito a pena visitar. 
2. A ilustração que usamos como pano de fundo deste blog é da artista Lisa Falzon, cujo trabalho lindíssimo também vale a pena ser conhecido. 


Imagem coletada da Internet