domingo, 19 de junho de 2016

Sobre o blog e o projeto de extensão no ano de 2016

Este blog surgiu, em 2015, da proposta criada por um grupo de professoras do Instituto Federal do RS, Campus Osório, de pôr em curso um Projeto de Extensão voltado à comunidade local (interna e externa ao Campus). Intitulado “LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER: PROTAGONISMO FEMININO COMO FORTALECIMENTO DA CIDADANIA”, nasce, então, de uma demanda interna de docentes e discentes por um espaço de debate e construção coletiva sobre temas relativos aos direitos das mulheres a partir de uma perspectiva igualitária e cidadã. Por esta razão, juntas, decidiram realizar este projeto para construírem com a comunidade escolar um espaço de debate sobre temas que sentiram a necessidade de problematizar, tendo a ótica do protagonismo feminino como elemento fortalecedor dos direitos das mulheres.  

Assim, o projeto no ano de 2016 abordará a temática “Mulheres no mercado de trabalho” a qual correlaciona-se com outras áreas também dirigidas às mulheres, tais como: mulheres nos campos da ciência, da filosofia e do ensino, violência contra as mulheres (lei Maria da Penha) e protagonismo social através de pautas feministas. Estas propostas serão construídas ao longo do projeto, conforme a demanda e as necessidades da comunidade local, surgidas  dos encontros, e com a característica de serem erigidas e debatidas, especialmente, com e para mulheres. 

Desta forma, buscamos criar e fortalecer os laços entre as mulheres, jovens e meninas da comunidade local, ao criar um espaço propício para a manifestação, discussão e a criação de pautas de debate, através das oficinas produzidas de forma colaborativa e coletiva entre ministrantes e participantes, a fim de compartilhar os saberes acerca da cidadania e dos direitos humanos das mulheres. Com isso, buscamos promover não só um espaço de diálogo, mas também a capacitação e formação de multiplicadoras destes conhecimentos junto às suas comunidades de origem. Assim, o projeto visa sensibilizar as participantes para a importância da construção, da difusão e da troca de saberes entre mulheres como uma rede de empoderamento, amparo e fortalecimento contra violências e violações de seus direitos. 

Queremos deixar aqui registrado, o nosso eterno agradecimento as colaboradoras do projeto, no ano de 2015, as quais trouxeram e agregaram experiências maravilhosas ao longo do percurso, fazendo com que o trabalho pudesse prosperar neste ano de 2016.  
Muito obrigada a todas que fizeram parte da nossa equipe, vocês foram essenciais para a concretização do projeto Lugar de mulher é onde ela quiser: protagonismo feminino como fortalecimento da cidadania! 

No ano de 2015, eram integrantes deste grupo as professoras: 
Andréia Meinerz (Filosofia) 
Carolina Trindade (Química) 
Cátia Gemelli (Administração) 
Janaina Bujes (Direito) 
Maitê Gil (Letras) 
Mariana Ost (Educação Física) 

Também queremos dar as boas-vindas e desejar um ano repleto de vivências incríveis às novas integrantes do Projeto de 2016:  
Janaína Bujes (professora de Direito) 
Luciane Ferreira (coordenadora do projeto e professora de Letras) 
Luana Lopes (bibliotecária) 
Maria Augusta Martiarena de Oliveira (professora de História) 
Mariana Ost (professora de Educação Física) 
Júlia Rosa Dalpiás (bolsista do projeto e estudante do IFRS – Campus Osório) 
Letícia Dias dos Santos (bolsista do projeto e estudante do IFRS – Campus Osório) 
Natália Alves de Jesus (bolsista do projeto e estudante do IFRS – Campus Osório) 

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para quaisquer uma de nós, através dos nossos e-mails de contato: 
Luciane Senna Ferreira (luciane.ferreira@osorio.ifrs.edu.br) 
Júlia Rosa Dalpiás (juliadalpias@hotmail.com) 
Letícia Dias dos Santos (leticiadiasformagio@gmail.com) 
Natália Alves de Jesus (natalia-alvesj@hotmail.com) 

Duas menções importantes: 
1. O título deste projeto faz alusão à frase recorrente em manifestações de mulheres pelo país e lembra também um site de meninas que escrevem lindamente (com as quais o projeto não apresenta ligação direta, além de admiração, claro!) e que vale muito ser visitado 
2. A ilustração que usamos como pano de fundo deste blog é da artista Lisa Falzon, cujo trabalho lindíssimo também vale a pena ser conhecido.